Quando o colaborador precisa de reconhecimento ? Tendências no sistema de remuneração

  

  Alguns creem que o colaborador só precisa receber feedback e reco-reco (reconhecimento e recompensa) quando atinge resultados positivos ou negativos, mas a verdade é que o colaborador SEMPRE precisa de reconhecimento. Um feedback tardio pode trazer vários problemas para a organização.
 O sistema é: MOTIVAÇÃO > DESEMPENHO > RECOMPENSA

 Não existem fatores motivacionais que sejam universais para as organizações e pessoas. Este fator está intimamente ligado ao contexto organizacional : estado, país, cultura, traços comportamentais, etc. 

ALGUMAS FALÁCIAS DA MOTIVAÇÃO:

- Dinheiro é motivador efetivo
- Motivação aumenta o desempenho (sem o CHA: Conhecimentos, habilidades e atitudes não há bom desempenho)
- O líder pode motivar seus liderados (Ele pode propiciar o ambiente favorável)
- Fatores de motivação são universais
- Fatores de satisfação são universais
- Punições devem ser utilizadas como fator motivacional (em muitos casos pode gerar desmotivação)
- É possível notar que uma pessoa está motivada

FEEDBACK:

  O feedback deve ser objetivo e relacionado ao reconhecimento de forma que o colaborador sinta-se motivado a continuar desempenhando as suas atividades de forma igual ou superior. 
  O gestor deve reconhecer o que o funcionário considera importante (processo personalizado), de forma sincera e honesta. 


MOTIVOS PARA UTILIZAR RECOMPENSAS:

- Finalização de um projeto bem sucedido
- Conquista de um novo e importante cliente
- Renovação de um contrato de fornecimento de produtos ou serviços
- Melhora substancial da qualidade ou da produtividade claramente identificadas como resultado do esforço
- Desempenho excepcional
- O feedback positivo de um sistema, processo ou equipamento inovador
- Conquista de um prêmio de qualidade
- Melhora da qualidade de vida no trabalho
- Atendimento ou superação de metas

ESCOLHA DA FORMA DE RECONHECIMENTO:

A forma vai do simples e efetivo muito obrigado ou até viagens para o exterior, ou seja, recompensas financeiras ou não financeiras, vejamos logo abaixo:

FORMAS DE RECONHECIMENTO NÃO FINANCEIRAS (NÃO PECUNIÁRIAS):

É a recompensa que não envolve dispêndio de dinheiro por parte da empresa e pode ser muito satisfatório para quem o recebe:

- Ter a fotografia no mural da fama da fábrica ou do escritório
- Nota escrita de agradecimento
- Agradecimento público em uma cerimônia simples ou informal
- Comitê para participar de um estudo importante ou para decidir algum assunto vital para a empresa

RECONHECIMENTO FINANCEIRO (PECUNIÁRIO):

- Dias de folga 
- Entradas para teatro ou show
- Dispositivos como celular, notebook, tablet, impressora
- Estágio no exterior (multinacionais)
- Jantar ou churrasco com a equipe
- Jantar a dois
- Licença remunerada para desenvolvimento de um projeto pessoal
- Presentes para os filhos
- Souvenires tais como: broches, relógios, etc
- Voucher
- Viagens nacionais e/ ou internacionais

TENDÊNCIAS DECLINANTES 

- Reprodutibilidade
- Rigidez
- Divisão de tarefas
- Formação prévia
- Liderança autoritária
- Hierarquia vertical
- Centralização
- Aglutinação de funções
- Foco no capital
- Teorias quantitativas

TENDÊNCIAS ASCENDENTES:

- Criatividade
- Flexibilidade
- Interfaces nebulosas
- Redundância e multi especialização
- Aprendizado contínuo
- Reduções de níveis hierárquicos
- Descentralização e autonomia
- Instabilidade como fator de evolução
- Foco nos Recursos humanos
- Terceirização
- Foco na gestão da informação
- Visão comum, identidade e valores compartilhados
-  Ambiente colaborativo/participativo

Fonte: Unesa 

BLOG: THAÍS GUIMARÃES

  Apaixonada por Recursos Humanos, colunista do site O segredo, especialista em técnicas de seleção de pessoal como a Grafologia e a Linguagem corporal. Ministra cursos de Grafologia online e presencial para todo o país. Para maiores informações,  clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):