[REPOST] Uma das análises mais lidas: Sinais de depressão e alarme na escrita
[Atualização da publicação postada em 18/08/2014]
Olá caros leitores do Blog escrita e personalidade !
Através desse post vou compartilhar com vocês alguns sinais de alerta na escrita que podem denotar doenças físicas e psicológicas !
Segue logo abaixo a escrita de um jovem, de apenas 18 anos, portador de alguns distúrbios psicológicos. A parte estética da grafia já indica algum problema que deve ser pesquisado: espaçamento anômalo entre palavras letras e linhas; execução de algumas letras de forma estranha e imprecisa.
Observamos nessa escrita que a direção da linha é descendente, o que reporta pouca energia para superar obstáculos, influenciabilidade,angústia e acomodação.
Vemos também vários retoques e correções, o que pode representar perfeccionismo e ansiedade.
É perceptível um ambiente gráfico desorganizado,com vários borrões,linhas sinuosas,variação de pressão (cor da tinta,calibre da tinta) o que pode indicar pouca combatividade diante os obstáculos; escassa legibilidade,o que pode significar caráter insincero e evasivo, ausência de conduta moral,dificuldades de adaptação,doenças de fundo emocional ou físico,facilidade de contato com pessoas morais e amorais, predomínio do temperamento nervoso,estreita visão dos fatos e eventos e dificuldade de expressar o que pensa, e através disso poder ter problemas de relacionamento por ser incompreendido no ambiente em que participa.
Existem traços relacionados à depressão nesta grafia, porém a configuração do E-F-M(espaço-forma-movimento) nos leva a crer em distúrbios mais graves, todavia, o Grafólogo não realiza diagnósticos.
Sinais de depressão na escrita
Um dos sinais mais característicos de depressão na escrita é a direção das linhas descendentes, mas este dado não deve ser avaliado isoladamente. é necessária a junção e co-relação de muitos outros sinais gráficos para que se faça presente a característica.
Exemplos :
> Espaços verticais em branco no texto (No minímo em 3 linhas)
> Finais das letras caídos
> Barra do T descendentes
> Traços Fragmentados/Quebrados (etc)
> Pingo do 'I' com muita tinta
> Escrita gladiolada (as letras vão diminuindo de tamanho progressivamente)
> (...)
- Finais caídos/queda = Tristeza, fadiga, cansaço.
Linhas caídas= Tristeza
De todo modo, a queda pode ser produto de infecções, decepções, partos e pós-operatórios, tensão pré menstrual. ( Paulo Camargo)
De todo modo, a queda pode ser produto de infecções, decepções, partos e pós-operatórios, tensão pré menstrual. ( Paulo Camargo)
Lembramos que a análise grafológica não substitui uma avaliação com um Profissional da Saúde Mental, O Grafólogo, ao identificar traços de alarme na escrita, deve orientar o analisado a procurar maiores esclarecimentos sobre a sua saúde física e/ou emocional.

Por Thaís Guimarães :*
Comentários
Postar um comentário