As sobrancelhas na Linguagem corporal


Para nós, especialistas em Linguagem Corporal, as sobrancelhas desempenham um papel fundamental nas análises, na identificação de um estado emocional e indica até que a pessoa pode estar mentindo.

Existem vários e vários movimentos com as sobrancelhas; estarei demonstrando alguns deles:




Na foto 1 podemos notar uma tensão na área entre as sobrancelhas (corrugador). Essa área, Charles Darwin denominou de "músculo da dificuldade", e sua contração ocorre quando estamos passando por qualquer tipo de dificuldade, mental ou física. Dentre os vários significados que essa contração traz, um deles é a raiva. (Representada na foto).




  Na segunda foto, podemos notar que a sobrancelha esquerda está mais elevada, constituindo uma assimetria facial.
Quando as sobrancelhas estão em um nível abaixo do normal significa dizer que há falta confiança e sentimentos negativos; o oposto, se as sobrancelhas estão arqueadas, há um nível mais de confiança e sentimentos positivos. Se notarmos que uma assimetria, um desnível, podemos concluir que o autor do gesto está em dúvida (a mente não sabe ao certo se algo é positivo ou negativo).





A terceira foto tem uma configuração e um significado semelhante à foto anterior. Nesse caso, chamamos esse gesto com a sobrancelha de "skeptical eyebrow". (Sobrancelha do cético). Ocorre quando estamos diante de algo que não acreditamos estar.
             De acordo com o antropólogo Desmond Morris, esse gesto é híbrido, demonstrando sinais contraditórios; enquanto uma sobrancelha se contraí demonstrando sentimento negativo e até agressivo, a outra se eleva demonstrando uma surpresa. Segundo Morris, o autor do gesto é pego sendo surpreendido por alguma coisa, mas não consegue acreditar que esse seu "shock" é justificado.





Na foto 4, não é possível ver muito bem devido ao Botox, mas de acordo com essa configuração, podemos notar que a atriz simula uma expressão de medo. As sobrancelhas estão levantas e se juntam de forma tensa (o Botox dificulta observar a contração).




A foto 5 demonstra a parte interna das sobrancelhas se juntando, formando rugas no centro. Essas rugas são formadas devido a movimentação do que Darwin chamou de "músculo do pesar". 
Na foto o movimento foi simulado, mas quando vemos alguém fazendo esse gesto, de forma natural, significa dizer que a pessoa está passando por um momento de dor física ou psicológica. Está ligado também a emoção de tristeza, melancolia, desespero, etc.




A sexta e última foto é uma mistura de duas emoções universais: medo e tristeza.
Note que as sobrancelhas tomam a mesma configuração da foto anterior (pesar). A tensão facial parte para emoção de medo.
  Quer conhecer o universo da Linguagem corporal ? Interpretar as mensagens que o corpo envia ? Então conheça o nosso curso de Linguagem corporal em Belo horizonte, acesse: https://goo.gl/Hwa0Xw 



 Autor: Damis Nemitz - Especialista em Linguagem corporal e Professor na GraphoMinas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

Rol de visitantes (exceto pelo celular):