A Grafologia e o profissional de Recursos Humanos

 


 Você que é profissional em Recursos humanos (Analista de recrutamento e seleção, atua na gestão de benefícios e na promoção de pessoas nos cargos), ou estudante de Recursos humanos (Técnico ou tecnólogo), conhece os benefícios que a Grafologia pode lhe fornecer na sua área de atuação ?
  A Grafologia é o estudo da personalidade através da escrita. Através deste estudo, podemos conhecer vários aspectos do indivíduo, tais como: tipo e grau de inteligência, produtividade, honestidade, energia, grau de confiabilidade, o estado emocional, suas potencialidades e suas debilidades. Trata-se de uma ciência com métodos de avaliação rigorosos, e, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, esta ferramenta não tem nenhuma ligação com achismo, ocultismo ou adivinhação.
 Muitos profissionais como psicólogos, psiquiatras, médicos, pedagogos, juristas, etc, utilizam desta ferramenta para aprimorar o seu trabalho, porém, a utilização da Grafologia esta concentrada na área de Recursos humanos.
 Profissionais de Rh de todo o mundo utilizam esta técnica e vem obtendo excelentes resultados.
 Confira quais são os benefícios ofertados pela Grafologia ao profissional de Recursos Humanos:


1) Analista de recrutamento e seleção:

  Sabemos os malefícios de um processo de Recrutamento e seleção ineficaz.
   Mesmo que o analista de recrutamento e seleção seja graduado em Psicologia, terá na Grafologia um instrumento de grande valia para selecionar com excelência os candidatos, pois, os testes psicológicos são muito generalistas,e  a Grafologia é um teste abrangente, que nos permite conhecer o indivíduo em todas as suas facetas,  Um teste grafológico corresponde à  junção de vários testes psicológicos.  Para quem é técnico e tecnólogo em Rh, pode dispensar a graduação em Psicologia se fizer o uso da Grafologia.
Algumas vantagens em que o analista de recrutamento e seleção pode obter com a Grafologia:

  • Economia de tempo, pois se pode conhecer a personalidade do candidato imediatamente. 
  Quem trabalha com Recrutamento e seleção conhece as dificuldades em realizar uma triagem com um grande número de candidatos. Por intermédio da Grafologia, podemos conhecer a personalidade do candidato de imediato, evitando assim, a perda de tempo e aumentando a eficiência e eficácia do processo.

  • Não é necessária a presença do analisado,pois a grafia pode ser analisada em qualquer lugar do mundo
  Ou seja, não há a necessidade de um grande volume de pessoal nos departamentos da empresa. O candidato pode enviar a sua redação por email (scanneada), para a realização da triagem inicial.


  • A análise é situacional; assim como o ser humano é mutável, a sua escrita também sofre variações,mesmo que tênues. 
O analista de recrutamento e seleção pode conhecer de imediato o atual estado emocional do candidato.


  • Possibilidade zero de fraude,pois o analisado pode tentar mudar a sua escrita mas os traços inconscientes e essenciais permanecerão. 
Muitos testes utilizados num processo de recrutamento e seleção, já são conhecidos pelo público em geral, que buscam métodos para tentar burlá-los, o que não acontece com a Grafologia. Qualquer intenção de falsificação da escrita habitual do indivíduo é facilmente percebida pelo Grafólogo experiente.

  • Análise de baixo custo pois, é necessário apenas folha de papel sem pauta e caneta esferográfica. 
 Sabemos que, os Shareholders (acionistas da empresa/organização) se preocupam muito com lucros/economia financeira, números, resultados. O departamento de Recursos Humanos acaba ganhando maior notoriedade na empresa, uma vez que a análise grafológica se faz presente, pois o profissional tende a gastar menos com o departamento e tendo maior eficiência e eficácia,consequentemente maior desempenho.

  • Leva grande vantagem sobre qualquer teste psicológico, pois, os mesmos são mais objetivos, a Grafologia é abrangente,consegue expressar como o indivíduo se relaciona consigo mesmo e os demais,seu grau de energia física e sexual,produtividade,grau de honestidade e inteligência,o estado emocional,seus traumas e conflitos internos, doenças emocionais e físicas.
  Podemos citar como exemplo o teste palográfico (popularmente conhecido como o teste de riscar vários pauzinhos com o lápis numa folha em branco) , amplamente utilizado por Psicólogos nos processos seletivos. O tão popular teste não leva vantagem sobre a Grafologia que nos permite conhecer muitos outros aspectos da personalidade do indivíduo.A metodologia de análise do teste palográfico, não passa da Grafologia em sua forma mais primária.


2) Profissionais de RH que atuam na análise de desempenho e na promoção das pessoas nos cargos.

A análise de desempenho por parte dos profissionais de Rh é de grande valia na organização. Desde que fidedigna, proporciona excelentes resultados, vejamos alguns: 

  • Garante a sobrevivência da organização no mercado
  • Promove auto- aperfeiçoamento
  • Motiva os funcionários quando atrelada à benefícios
  • Subsidia o desenvolvimento de carreira
  • Gera comprometimento por parte dos colaboradores
  • Permite maior diálogo entre o analista e os colaboradores.
  • Melhora o desempenho e a produtividade da organização
  • Permite conhecer onde está os gargalos na empresa, propondo assim, medidas corretivas.
  • Etc...
E como a Grafologia pode ajudar nesse processo ?

  A partir do teste grafológico, o profissional de Rh pode conhecer melhor as potencialidades e mazelas do seu colaborador, conhecendo a sua produtividade e seus limites. 
  Na promoção de cargos, o profissional pode adequar o colaborador ao cargo que trará maiores benefícios para ele e para a organização.




3) Outras áreas de aplicação da Grafologia:


  • Autoconhecimento (O próprio indivíduo) 
  • Orientação conjugal 
  • Orientação vocacional 
  • Na área educacional por pedagogos e professores,visando otimizar o aprendizado e diagnosticar o motivo da dificuldade em aprender. 
  • Detecção de distúrbios mentais (Psicólogos, Psiquiatras)
  • Detecção de doenças físicas (Médicos) 
  • Na área clínica, auxiliando na detecção de vício em álcool ou drogas, patologias diversas. 
  • Área jurídica para avaliar a confiabilidade do réu e das testemunhas. 
  • Etc


4) Como posso me tornar Grafólogo? 

  No exterior, o futuro Grafólogo tem que ter graduação superior. No Brasil com apenas o ensino médio a pessoa pode se dizer Grafólogo. Não existe faculdade de Grafologia no Brasil.   Devemos considerar que os precursores da Grafologia não tinham uma formação específica na área da Psicologia,dentre eles se encontram médicos,químicos,filósofos,padres,etc.
Os cursos rápidos de Grafologia no Brasil comportam uma duração de 8 à 24 hs normalmente. Essa carga horária não fornece condições para o aluno elaborar laudos grafológicos confiáveis. Essa modalidade geralmente não confere assistência pós curso e o aluno acaba fazendo laudos "no achismo", uma vez que as suas dúvidas não são esclarecidas, o aluno tende a fazer análises equivocadas, o que acaba respingando na credibilidade da ciência.
  Se você tem interesse em fazer o curso de Grafologia, clique aqui.


"Dê-me a escrita de uma mulher e eu lhe falarei sobre seu caráter".

Willian Shakespeare no século XXI







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):