Linguagem corporal: Quais são as expressões faciais mais comuns em momentos difíceis ?

  Olá caros leitores ! 
  Para a surpresa de alguns, esta postagem não aborda a Grafologia,mas sim a minha breve experiência com a Linguagem corporal nos hospitais. 
Talvez o conteúdo não seja novidade para muitos, todavia espero disseminar conhecimento através desta postagem. 
  A Linguagem corporal é a ciência que estuda e analisa as emoções, sentimentos e intenções das pessoas através das expressões faciais, postura, proxêmica, entre outros aspectos.
  Além de estudar com afinco a Grafologia, ciência que leciono cursos nas modalidades online e presencial, também me dedico à Linguagem corporal em parceria com um dos maiores especialistas do país: Damis Nemitz.
  A Linguagem corporal me auxilia em diversas ocasiões: nos processos seletivos, no marketing pessoal, nas relações interpessoais, em palestras e afins. Diversos profissionais de Recursos humanos por exemplo a utilizam para obter "informações que os candidatos não disseram verbalmente" na entrevista. Também é utilizada para avaliar por exemplo, a "confiabilidade" dos réus e das testemunhas.
  No ano passado, (2016), tive a experiência de passar alguns dias no Hospital do câncer em Goiânia para auxiliar no tratamento de um familiar. 
Não pude deixar de reparar nas expressões faciais daquele ambiente carregado de negatividade e tomado pelas pessoas. Duas expressões me chamaram a atenção, por mais óbvias que sejam, a maioria das pessoas apresentavam tais expressões: 

1) Ruga da dificuldade 




  A ruga da dificuldade aparece na testa. Como o próprio nome diz, indica dificuldades, ou seja, o indivíduo está passando por um momento conflituoso. O mestre Paulo Sérgio de Camargo afirma que vê com muita frequência, o surgimento desta ruga na Avenida Paulista (SP), e com certeza ela está presente em diversos lugares onde a dificuldade dos dias atuais se avoluma. 


2) Tristeza 

Por mais óbvia que seja, me chamou a atenção pela quantidade. Dificilmente veremos alguém em um hospital, inclusive o do câncer, feliz. 


  Conforme a imagem acima, fica fácil identificar a tristeza na face.
A expressão de tristeza geralmente é composta por "quedas" nas pálpebras e nos cantos da boca. 
  Curiosamente, a Grafologia guarda grande similaridade com a Linguagem corporal neste sentido: "tudo que cai na escrita" está ligado à cansaço, abatimento, tristeza, pessimismo, depressão, ausência de vitalidade. 

Observamos com facilidade a queda das linhas, que nem sempre será indicativo de depressão, muitas das vezes trata-se de tristeza passageira. 
 Pingos da letra i caídos, barras da letra T em queda, finais das letras descendentes também indicam tristeza.
 Bom, achei que não fosse falar da Grafologia,mas como boa amante desta ciência, acabei relacionando com a Linguagem corporal.
  Fiquem atentos às expressões faciais e aos gestos: saiba quem está à sua frente !
  Para conhecer mais sobre o nosso trabalho, acesse o nosso site: aqui

NOTA: Obviamente existem outros sinais gráficos e expressões faciais relacionadas à dificuldade/tristeza. Cite algumas para ser mais objetiva.



Thaís Guimarães - Grafóloga 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):