Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde


  Por: Thaís Guimarães 


   Muitas pessoas ao me solicitarem análises grafopsicológicas me indagam:"Você não vai conseguir me analisar, pois a minha escrita muda muito, sou indecifrável !"  Ledo engano ! Analiso as mudanças na grafia por meio de duas formas de interpretar o traçado gráfico: 



1) TRAÇOS CONEXOS:

  Um Grafólogo de ponta sabe que não é correto analisar traços isolados. Os traços gráficos devem ser conjugados entre si para que o perfil grafológico elaborado seja o mais preciso possível. 
Exemplo: Uma escrita que apresenta quedas nas linhas podem indicar tristeza ou até mesmo depressão. Por mais que o escritor mude a direção das linhas para reta ou ascendente, outros traços gráficos podem revelara  tristeza. Não irei citar os traços ligados à tristeza e depressão para evitar que o leigo em Grafologia faça "diagnósticos" sem o conhecimento generalista da ciência grafopsicológica. 


2) TRAÇOS ESSENCIAIS E ACESSÓRIOS:

  Todo bom Grafólogo sabe que a escrita não muda na totalidade, isto é: o que é modificado na escrita são os traços chamados de "supérfluos ou acessórios", ou seja, a grosso modo, são os traços que podem ser "excluídos" da escrita. 
  Os traços considerados "essenciais" não são modificados na grafia, pois correspondem à estrutura da personalidade do indivíduo ! 

Exemplos de traços acessórios e essenciais:

a) Traços acessórios: Enfeites, tais como: ornamentos, espirais, laços e afins. Estes traços tem geralmente aparecem na grafia pois o autor da escrita visa "embelezar" a mesma. 



Os traços acessórios podem ter mudado sem ter modificado as características psicológicas... Tá achando este assunto muito confuso ? Calma... Não é coisa de Grafólogo louco. Continue lendo esta postagem que você irá aprender muito !

  • Mas, a minha escrita não é enfeitada, todavia varia bastante, como interpretar ? 


b) Traços essenciais: 

  Quando a pessoa não possui a escrita enfeitada, passo a observar os traços essenciais. 
  Um dos exemplos que gosto de utilizar nos cursos de Grafologia que ministro é o da grafia do Michael Jackson. Quando pergunto se as grafias acima pertencem à mesma pessoa, a maioria dos alunos dizem que não. Esteticamente não são parecidas, daí imaginam que não são da mesma pessoa e que as características psicológicas e grafológicas foram mudadas no autor da escrita: LEDO ENGANO. 


Características grafológicas que permanecem em ambos os grafismos: 

  • Segundo morro da letra M maior, 
  • Círculo encobre a assinatura, 
  • Final da letra M com prolongamento para baixo,
  • Ângulo do N com ângulo na superior com final em curva,
  • (...)

  Logo, se as características grafológicas permanecem, as psicológicas também, ou seja, a escrita mudou esteticamente, mas guarda as mesmas características psicológicas. 
  
Interpretação grafológica simplificada presente nas duas grafias de Michael:


  Reserva. Discrição. Evita expor a vida pessoal, deixando em evidência a vida profissional. Defensividade. Alto nível de energia física e sexual. Materialismo. Tensão. Altivez. Ego inflado. Segurança em si. Preocupação com a opinião alheia. 

CAUSAS DAS MUDANÇAS DA GRAFIA

  Ao escrever, estamos obedecendo um comando cerebral. Como o estado emocional e várias enfermidades podem influenciar o cérebro, tais condições irão alterar indubitavelmente a escrita. Causas mais comuns:
  • Fome,
  • Frio,
  • Pós-operatórios,
  • Desilusões amorosas,
  • Perda do emprego,
  • Enfermidades físicas ou emocionais,
  • Etc.


CONCLUSÃO: A escrita pode sofrer alterações estéticas, mas as características psicológicas estruturais permanecem "intactas". Obviamente cada caso é um caso, e a escrita de pessoas bipolares são avaliadas de outra maneira, mas, geralmente, as escritas de uma mesma pessoa mudam apenas "a primeiro momento"; após o "olhar grafológico",  percebemos que nada foi alterado ! Rsrsrsr


AUTORA: Thaís Guimarães 

Formada e especializada em Grafologia pela AIEG - Academia Internacional de Estudos Grafológicos. Especialista em Gestão empresarial e Linguagem corporal. Consultora de Recursos humanos. Ministra cursos de Grafologia online e presencial para todo o país. 

Conheça os nossos cursos de Grafologia com certificação internacional: www.graphominas.webnode.com






Comentários

  1. Eu me esforço e muito pra ter uma caligrafia igual em todas as vezes que escrevo, ela nunca é igual. Mesmo minha assinatura que é registrada em cartório, toda vezes que tenho que fazer uma igual, mesmo olhando o modelo ainda não fica totalmente igual e os funcionários do cartório enche o saco dizendo que não ficou igual. Minha caligrafia é tipo o monstro de Frankenstein, o "A" uma hora de forma outra é de mão e muitas vezes na mesma frase, e não é só a letra "A", é quase todas as letras. Minha caligrafia ficou assim de tanto as professoras reclamarem que eu tinha letra feia, dai em diante eu sempre tentava fazer igual a dos colegas que tinham letras bonitas, e alguns escreviam somente em letra de forma, mas nunca conseguia ir adiante em letras de formas, copiar esse modelo só serviu pra ajudar a deformar ainda mais minha grafia;...e a mistura grafológica não é só com a letra de forma, percebo que algumas de minhas letras tem vários modelos, algumas escritas que escrevi a anos, nem eu mesmo reconheço se é minha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joaquim, a escrita reflete como você está no momento. Os funcionários do cartório e os professores devem ter conhecimento em Grafologia para em vez de julgar as pessoas, ajudá-las. Se você julgar necessário, posso fazer uma análise grafológica para você. Mais informações via WhatsApp ou email: thais_grafo@outlook.com ou (31) 99376-0515. Abraços !

      Excluir
  2. Eu tenho problemas com grafia, troço de emendado ao bastão o tempo inteiro, não consigo achar uma letra que se encaixe e não me sinto confortável Escrevendo. Não é de agora que eu noto essa mudança dentro da frase ou de uma questão para a outra. A pesar de todos terem o tal "traço em comum" ela varia muito o maior exemplo e o R e o S. Algo que já notei e que eu costumo tentar aproximar minha letra a as dos meus amigos para ficar mais bonito, mas parece que piora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Ninguém consegue imitar a escrita de alguém sem colocar algo dela. Me envie a sua escrita pelo whatsapp ou email (31) 99376-0515 ou thais_grafo@outlook.com

      Excluir
  3. Boa Tarde , Gosto de escrever sempre na diagonal e na minha casa e no meu dia a dia acho sempre que a melhor posição para tudo é na diagonal . Esta atitude tem explicação ?Não tenho dificuldade em escrever em linhas , mas a preferencia éa diagonal .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Grata por acompanhar o blog. Me envie a sua escrita para que a interpretação psicológica seja a mais precisa possível. Email: thais_grafo@outlook.com

      Excluir
  4. Oi! O meu problema é que começo a escrever com minha letra bem bonita, mas com pouco minutos depois,vai ficando parecendo um garrancho e mal consigo escrever, meu coração acelera e fico nervosa e a letra vai ficando incompreensível de ler, vou comendo as letras das palavras e vai me dando uma vontade de parar de escrever até chegar o ponto deu me irritar tanto que fico numa dificuldade enorme de movimentar os dedos e começo a mexer o braco e travo os dedos. Por favor, me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, envie um email para: thais_grafo@outlook.com

      Excluir
    2. Mesmo problema identico. Começa linda e termina desordenada e horrível.

      Excluir
  5. Boa tarde, além de não ficar uma letra igual a outra, eu ainda misturo muito letras de formas com letras de mão, será que tem algum problema nisso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ! Não há nenhum problemas em misturar letras a primeiro momento. Não escrevemos de forma milimetricamente igual, somente uma máquina faria isso, mas a troca de letras em alguns casos é patológica. Somente analisando a escrita para saber.

      Excluir
  6. Minha letra é diferente em cada palavra ou até na mesma palavra, um texto feito por mim parece ter sido feito por várias pessoas, espaço entre letras entre palavras, cada letra cada palavra, cada uma e diferente da outra, cursiva, separada, as vezes com muito enfeite, as vezes mal feita, por mais que eu me esforcei pra ter um tipo de letra, não consigo, sempre durante a frase ela muda e quando eu chego ao fim do texto tá tudo uma bagunça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Pode ser algo normal ou um sinal de alerta. O que pode parecer estranho para você talvez seja comum, "Normal", logo, sugiro que me envie a sua escrita pelo whatsapp ou email (31) 99376-0515 ou thais_grafo@outlook.com

      Excluir
  7. No meu caso, eu sempre tento manter um padrão, mas noto que às vezes eu vario o jeito como escrevo algumas letras, mesmo num texto só. Principalmente o P, B e R. Faço sempre cursivo, mas às vezes faço essas 3 letras de forma. E também sempre começo escrevendo bonito, mas na metade do texto, a letra já fica um lixo ahahah Notei isso quando tive que escrever um textinho à mão numa entrevista de emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelyana. É normal que a escrita mude, em alguns casos pode ser preocupante, mas não acredito que seja o seu caso. Se desejar uma análise de sua escrita, envie uma mensagem pelo whatsapp ou email (31) 99376-0515 ou thais_grafo@outlook.com

      Excluir
    2. Legal, já estou enviando. Tenho curiosidade sobre o assunto...

      Excluir
  8. Quando escrevo, minha letra começa de um jeito, no meio muda, é quando chega no fim já tarde outro jeito, pra sair a escrita tudo igual, tenho que me esforçar muito, mas sempre foge um pouquinho da ortografia, isso foi desde quando era criança ,quando comecei a escrever. O quê fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda, algumas variações são consideradas normais outras podem denotar questões internas que mereçam atenção. Para uma análise mais cuidadosa, envie uma mensagem via WhatsApp: (31) 9 9376-0515 ou por email: thais_grafo@outlook.com

      Excluir
  9. Nao entendo toda vez que escrevo meu nome eu nunca escrevo igual com a mesma grafia isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Algumas variações são consideradas normais outras podem denotar questões internas que mereçam atenção. Para uma análise mais cuidadosa, envie uma mensagem via WhatsApp: (31) 9 9376-0515 ou por email: thais_grafo@outlook.com

      Excluir
  10. bom dia! tenho interesse em um curso de grafologia . o link

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Para mais informações, envie uma mensagem via WhatsApp: (31) 9 9376-0515 ou por email: thais_grafo@outlook.com

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):