Quero mudar a minha letra: Se eu fizer Grafologia consigo mudar a minha letra ? Como a Grafoterapia pode ajudar ?

Imagem: https://www.inovar.net/como-criar-um-orcamento-domestico-usando-papel-e-caneta/
 

- Quero mudar a minha letra...

- Minha letra é feia, como faço para mudar ?

- Letra feia é sinal de inteligência ? 

- Se eu fizer um curso de Grafologia, irei conseguir mudar a minha letra ?

- O que fazer para mudar a minha letra ?


  Bom, o que parece simples para algumas pessoas, para outras é extremamente difícil: escrever do jeito que julgamos ser mais correto ou mais bonito ! 

O Grafoanalista é o profissional que analisa a personalidade humana por meio da escrita manuscrita. Para ele, não existe escritas bonitas ou feias, existem "personalidades bonitas ou quem sabe até desprezíveis..."

O processo de escrever é complexo, envolvendo questões orgânicas, psicológicas, psicanalíticas... 

É certo que somos como escrevemos, e se altero a minha letra, irei produzir alguma alteração na minha forma de ser... 

   Todavia, tal alteração não pode ser realizada de forma arbitrária, radical, sem nenhum conhecimento profundo de como funciona a interação corpo e mente. O ato de escrever não é meramente orgânico, como todo movimento humano, revela "um movimento interior". Os nossos gestos são carregados de intencionalidade, não são feitos ao mero acaso, e no caso do gesto gráfico, reflete intimamente a personalidade do escritor. Ao bater os pés no chão, entendemos que possa haver ansiedade ali... A mesma correspondência podemos fazer como a escrita: o movimento do punho no papel reflete um "movimento interno..." Não é uma analogia sem crivo científico: podemos entender as suas bases na cinetopsicologia, na psicomotricidade... 

  Alterar um aspecto de sua letra, ou seja, alterar uma peça de uma engrenagem, sem conhecer os reais impactos produzidos por tal alteração pode ser extremamente perigoso !

  Logo, esse processo de mudança pode ser conduzido por vários profissionais, tais como Psicólogos, Psicopedagogos, Psicomotricistas e Grafólogos e a razão para defender essa abordagem multidisciplinar é muito "simples": Por trás de um gesto há um ser que passou por diversas experiências, existe uma singularidade, que possui íntima relação com seus gestos. Reeducar o gesto gráfico sem conhecer o histórico de vida do sujeito, sua personalidade e suas peculiaridades é muito perigoso. O que você pode ganhar pode ser muito pequeno em relação ao que você pode perder. 

  Saber Grafologia facilita mudar a própria letra ? Sim e não. 

Sim porque você só consegue mudar aquilo que consegue perceber, e a Grafologia clareia a nossa percepção sobre nós mesmos, revelando pontos cegos; e não porque o processo de escrever, é, em sua maioria, inconsciente, você pode conseguir alterar algum aspecto, mas justamente pela análise não se basear em traços isolados, a sua personalidade será expressa, e todo bom Grafólogo sabe que: "Quanto mais o escritor se esconde, mais ele se mostra..."

Alterações na escrita, apenas superficiais e conscientes serão passageiras, e em algum momento darão lugar ao que está contido no âmago do sujeito, nas camadas mais profundas do seu ser. Tal fato valida a abordagem multidisciplinar na Grafoterapia. Não é aprendendo Grafologia e/ou Grafoterapia e sair prometendo mudar a vida das pessoas, como se fosse uma fórmula mágica. Alterar a escrita envolve terapia, e muitos Grafoanalistas não estão habilitados para tal.

Aprender Grafologia possibilita o autoconhecimento, mas , o que você vai fazer com este conhecimento ? A Grafologia não rotula ninguém, mas será que não corre o risco de você se apegar ou se apavorar ao conhecer as suas características grafológicas ? Até para aprender Grafologia, a inteligência, a maturidade e a ética devem estar presentes, tanto para a autoanálise, quanto para analisar os demais. 

  A Grafoterapia, infelizmente pouco difundida no Brasil, auxilia no processo de mudança, todavia, como já mencionado, deve ser conduzida por uma abordagem multidisciplinar. 

  Letra "feia não é sinal de inteligência e a minha próxima postagem no blog será sobre isso !

Por: Thaís Guimarães - Grafoanalista e Perita Grafotécnica

(31) 9 9376-0515

thais_grafo@outlook.com 












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):