CÓDIGO BRASILEIRO DE ÉTICA DO GRAFOANALISTA

 


Difundido pela GraphoMinas, baseando-se na SOBRAG e no Instituto Mineiro de Grafologia.

O presente Código, que consta de 16 artigos, e estabelece os direitos e deveres do Grafólogo.

Segundo a SOBRAG

. - Grafologia uma ciência da área de Humanas que, ao utilizar-se de técnicas de observação e interpretação, estuda a personalidade através da análise de um manuscrito

. - O grafólogo deve examinar, preferencialmente, manuscritos originais e na falta destes, poderá realizar o trabalho em manuscritos digitalizados¹, somente se os mesmos estiverem em alta resolução (mínimo 200dpi) e coloridos, realizando um trabalho de análise (identificação das características da escrita) seguida de uma síntese (descrevendo as características da personalidade do autor da escrita).

3º. - Devido à constante evolução da Grafologia como ciência, o grafólogo deve atualizar-se continuamente quanto a seus conhecimentos e capacitação profissional.

. - O grafólogo não fará diagnósticos de natureza médica.

. - O grafólogo não praticará a grafotécnica (estudo da autenticidade de documentos manuscritos).

. - O grafólogo é responsável pela qualidade de suas conclusões baseadas na análise de um manuscrito, fornecendo informações a respeito de determinada personalidade, baseando-se, exclusivamente, na análise de manuscritos. Quaisquer ações eventualmente decorrentes destas informações são de inteira responsabilidade do solicitante da avaliação grafológica.

. - O grafólogo manterá estrita confidencialidade, por qualquer que seja o meio de comunicação, quanto às informações que obteve a respeito das pessoas cujos manuscritos foram por ele analisados. O segredo profissional deve ser observado tanto verbalmente quanto pelos documentos gerados.

. - O grafólogo será objetivo e ético em todas as suas análises profissionais. Não deve mencionar as características pessoais que não estiverem diretamente

ligadas com as funções definidas pelo empregador e/ou seus representantes constituídos toda vez que estas informações possam influenciar decisões relativas a admissões, demissões, promoções profissionais.

. - O grafólogo deve manter sua integridade profissional não se deixando influenciar, nas suas conclusões, por preferências ou desejos específicos (velados ou claramente expostos) pelo solicitante da avaliação, pela pessoa que está sendo avaliada ou por qualquer outra pessoa ou entidade.

10º. - O grafólogo não pode associar-se ao ocultismo ou à adivinhação, nem deve permitir que a Grafologia e/ou a profissão do Grafólogo sejam mencionadas, por qualquer que seja o meio de comunicação, relacionadas a tais atividades.

11º. - O Grafólogo deve agir com completa isenção de qualquer tipo de discriminação como sexual, religiosa, de cor e raça.

SEGUNDO O IMG

12º. O grafólogo deve ser objetivo e trabalhar dentro dos limites de seu conhecimento e experiência.

13º. O grafólogo não deve ser influenciado por argumentos persuasivos, favores, doações, brindes, ameaças para realizar uma análise ou elaborar uma declaração interpretativa por simples obrigação ou cortesia social.

14º. O grafólogo não pode usar os documentos que receber de maneira a prejudicar alguém ou para obter vantagens para si.

15º. O grafólogo que vier a ser chamado para substituir um colega deverá fazer seus maiores esforços para complementar toda a tarefa e afastar-se do trabalho tão logo o colega retorne, fornecendo-lhe todas as informações que lhe sejam pedidas. Além disso, não deverá manter qualquer contato profissional com o cliente do colega.

16º. O grafólogo está sob sigilo profissional, que deve ser mantido tanto na comunicação oral quanto na elaboração de documentos. As análises remetidas a terceiros ou a quem detenha os documentos nunca deverão identificar um autor pelo nome.

¹ Adendo realizado mediante os novos estudos grafológicos, baseando-se principalmente na agilidade e na alta qualidade das digitalizações que podemos obter atualmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):