Morte de Eduardo Campos e o Mitômano !

Olá pessoal !!!

A morte de Eduardo Campos,presidenciável,que acabou perdendo a vida em um trágico acidente aéreo em Santos-SP na quarta-feira passada, dia 13 de agosto (2014) ainda cercada de mistério,se perde inicialmente em uma Estória de um sujeito que diz ter socorrido Campos e crianças no referido acidente,sendo que para que houvesse reconhecimento dos corpos seria necessário um exame de DNA. O repórter da Globo "enganado" pelo Mitômano entrevistou o indivíduo que sofre de um Transtorno Psicológico que o faz mentir compulsivamente e nos alerta quanto a interferência da Saúde Mental no contexto Social.


Vejamos a declaração do Mitômano logo abaixo :







Não é a primeira vez que este sujeito aparece na mídia,neste ano ele alega ter sido dispensado da empresa onde trabalhava por que assumiu a sua opção sexual (homo) e incluiu seu parceiro no plano de saúde da companhia. ( Mais detalhes sobre isso no link : http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/08/homem-que-enganou-midia-acidente-de-eduardo-campos-e-mitomano.html )

Levantamos as discussões acerca da saúde mental no contexto social,psicopatas,suicidas,homicidas,mitômanos e tantos outros que causam prejuízo a si mesmo e a boa parte da população !

Mitomania



Segundo o Wikipédia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitomania ) (Mitomania, compulsão em mentir, pseudologia fantástica ou mentir patológico é um transtorno psicológico caracterizado por contar mentiras compulsivamente, sem benefícios externos e geralmente restritos a assuntos específicos (como família ou amigos) apresentando-se de maneira bem vista socialmente. Em casos considerados mais graves podem incluir uma enorme diversidade de assuntos e a própria pessoa tem dificuldade em lembrar o que é verdade e o que é invenção.
O mitomaníaco pode estar parcialmente ciente de estar contando mentiras, mas há compulsão .

Sintomas

Os principais sintomas são :
  • As histórias contadas não são totalmente improváveis ​​e muitas vezes têm algum elemento de verdade. Elas não são uma manifestação de delírio ou de algum tipo de psicose mais amplo: quando confrontado, o contador pode admitir que elas são falsas, mesmo que a contragosto.
  • A tendência de contar mentiras é duradoura, não sendo provocada apenas por situação imediata ou pressão social, sendo uma característica natural da personalidade.
  • A motivação definitivamente emocional (medo, vergonha, desejo por aprovação), sem benefícios externos óbvios (como vender produtos, manter um relacionamento ou escapar impune de um crime).
  • As histórias contadas tendem a apresentar o mentiroso favoravelmente. Por exemplo, a pessoa pode ser apresentada como sendo fantasticamente corajosa, muito esperta, feliz, bem sucedida ou bem relacionada com pessoas famosas.



Diagnóstico diferencial

Não deve ser confundida com esquizofreniadelírios ou outras psicoses no qual o indivíduo efetivamente tem uma visão distorcida da realidade, como no caso de paranoia ou megalomania.
Também deve ser diferenciado de um transtorno de personalidade, como o transtorno de personalidade narcisista (caracterizado pelo extremo auto-centramento), transtorno de personalidade anti-social (caracterizado pelo desprezo por seguir regras) e o transtorno de personalidade limítrofe (caracterizado pela extrema dramaticidade e relações amor-ódio) em que a mentira é apenas um dos sintomas de uma série de comportamentos não-saudáveis que caracterizam um padrão de personalidade do sujeito.

Tratamento

Não queremos induzir ninguém a se tratar por conta própria,este post não é nenhum diagnóstico,apenas torna sabido alguns aspectos da doença. Para um tratamento e diagnóstico eficazes procure um profissional da área da saúde mental.
O melhor tratamento é a associação do tratamento psiquiátrico para tratar sintomas depressivos e ansiosos com um acompanhamento psicoterapêutico que vise a reflexão sobre os próprios comportamentos, o desenvolvimento de mais auto-controle, o aumento da auto-estima e permita um treinamento do comportamento de dizer a verdade. Sem confiança geralmente os relacionamentos sociais são muito prejudicados e o maior desafio da terapia é formar uma relação de confiança, conforto e intimidade com o mitomaníaco.

(...)








Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):