A importância da Psicologia - Algumas áreas de aplicação

A Psicologia ao contrário do que muitas pessoas pensam,não é válida apenas no meio clínico,"onde se tratam doidos", esse é um mito que é disseminado por muitos leigos.
Essa postagem tem por objetivo mostrar as utilidades da Psicologia em algumas das variadas áreas as quais ela pode ser aplicada.


1) Psicologia Organizacional ou Psicologia do Trabalho : 

Auxilia pequenas,médias e grandes empresas a recrutar e selecionar candidatos; treinar e gerir equipes; evitar ou atenuar doenças psicológicas advindas do trabalho; proporcionar um melhor clima organizacional; promover colaboradores entre outras atividades pertinentes a área.

2) Psicologia Clínica 

É aplicada aos consultórios e clinicas públicas ou privadas nos mais variados contextos institucionais, onde é realizado o atendimento psicoterápico. O psicólogo avalia,intervém e reabilita o paciente,objetivando sua cura e bem estar.

3) Psicologia Forense

Contribui para a realização de testes psicológicos para averiguar as faculdades mentais dos criminosos; auxilia no desenvolvimento de programas de precaução e tratamento de doenças mentais que podem levar o indivíduo a cometer crimes; reintegrar e reabilitar uma pessoa que cometeu delitos na sociedade; oferecer tratamento psicológico para vítimas de violência,etc

4) Psicologia Educacional 

Ajuda no processo educacional,facilitando a dinâmica do ensino e interação entre os estudantes. Orienta o estudante sobre suas vocações e aptidões profissionais (Teste vocacional). 

5) Psicologia Social 

Anexa à Sociologia,essa vertente da Psicologia procura entender as interações humanas no meio social,presente em Ongs (Organizações não governamentais),em pesquisas de cunho acadêmico, instituições de saúde e jurídicas,sindicatos,etc.

6) Psicologia do Esporte 

Auxilia o atleta nos períodos que antecedem e sucedem a competição; estuda a relação do emocional do atleta com o seu desempenho no contexto esportivo,etc. 




Comentários

  1. Excelente!
    Mas gostaria de saber da importância da psicologia na área de empreendedorismo.
    Por favor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):