A análise grafológica nos processos seletivos

   





  O processo de recrutamento e seleção de pessoal é extenso: Selecionar currículos, convocar o candidato para o processo de seleção,entrevistar, dinâmicas de grupos, aplicação de testes, elaboração de laudos e pareceres, negociação com o requisitante da vaga, cumprimento do prazo para preenchimento da vaga (...).
   Os técnicos e tecnólogos em Recursos humanos encontram barreiras para atuarem neste processo, pois, em muitos casos a organização vai optar pelo profissional que tenha conhecimento e permissão para aplicar testes psicológicos (Psicólogos), mas nem tudo está perdido ! srrsrs
  Muitos querem atuar na área de recrutamento e seleção sem ter a necessidade de cursarem Psicologia, pois vêem a área muito "clínica e o curso muito longo". É fato que a área de Recrutamento e seleção de pessoal está intrinsecamente ligada à Psicologia, mas existe uma solução estrangeira para quem deseja atuar na área de R&S sem o respaldo da Psicologia.
  Utilizada amplamente nos processos de R&S do Brasil e de todo o mundo, a Grafologia, ciência que estuda a personalidade através da escrita, também é utilizada por Psicólogos como análise complementar,por Psiquiatras, Médicos, Universitários, Profissionais de RH, Profissionais de Coaching, Profissionais de Direito e o próprio indivíduo no sentido de autoconhecimento. Informações relacionadas à produtividade, inteligência, caráter, honestidade, confiabilidade, capacidade de liderança, estado emocional, personalidades de risco, e etc podem ser obtidas através desta ciência. (Para saber na íntegra a amplitude de dados que são obtidos através da análise grafológica clique aqui.)




  A Grafologia é ministrada em muitas faculdades estrangeiras à título de especialização.

 A grande vantagem para os técnicos e tecnólogos em RH é que, para ser Grafoanalista não é necessário ser graduado em Psicologia, logo, esta técnica cai como uma luva no departamento de RH, vejamos algumas vantagens em utilizar a Grafologia no processo de R&S:

  • Economia de tempo, pois se pode conhecer a personalidade do candidato imediatamente.
  • Não é necessário ser graduado em Psicologia
  • Não é necessária a presença do analisado,pois a grafia pode ser analisada em qualquer lugar do mundo. Não existe a tensão que é provocada por outros testes psicológicos.
  • A análise é situacional; assim como o ser humano é mutável, a sua escrita também sofre variações,mesmo que tênues. 
  O analista de recrutamento e seleção pode conhecer de imediato o atual estado emocional do candidato.

  • Possibilidade zero de fraude,pois o analisado pode tentar mudar a sua escrita mas os traços inconscientes e essenciais permanecerão. 
  Muitos testes utilizados num processo de recrutamento e seleção, já são conhecidos pelo público em geral, que buscam métodos para tentar burlá-los, o que não acontece com a Grafologia. Qualquer intenção de falsificação da escrita habitual do indivíduo é facilmente percebida pelo Grafólogo experiente.

  • Análise de baixo custo pois, é necessário apenas folha de papel sem pauta e caneta esferográfica. 
 Sabemos que, os Shareholders (acionistas da empresa/organização) se preocupam muito com lucros/economia financeira, números, resultados. O departamento de Recursos Humanos acaba ganhando maior notoriedade na empresa, uma vez que a análise grafológica se faz presente, pois o profissional tende a gastar menos com o departamento e tendo maior eficiência e eficácia,consequentemente maior desempenho.

  • Leva grande vantagem sobre qualquer teste psicológico, pois, os mesmos são mais objetivos, a Grafologia é abrangente, e corresponde à junção de vários testes psicológicos. 
  Podemos citar como exemplo o teste palográfico (popularmente conhecido como o teste de riscar vários pauzinhos com o lápis numa folha em branco) , amplamente utilizado por Psicólogos nos processos seletivos. O tão popular teste não leva vantagem sobre a Grafologia que nos permite conhecer muitos outros aspectos da personalidade do indivíduo.A metodologia de análise do teste palográfico, não passa da Grafologia em sua forma mais primária.

   A Grafologia além fornecer suporte ao processo de seleção, também auxilia nos processos de avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, planejamento de carreira e entrevista por competências. 
  O gargalo da Grafologia no Brasil é a ausência de regulamentação, porém o seu uso nos processos seletivos não é proibido, uma vez que o próprio Conselho de Psicologia não condena a técnica, apenas deixa claro que não é considerada efetivamente como avaliação psicológica, obviamente pela inexistência de regulamentação, o seu uso por enquanto está sob pesquisa.
  Daí vem dois pontos: 

 1) Positivo: Não há a necessidade de ser graduado em Psicologia. O Psicólogo organizacional ou clínico e o técnico ou tecnólogo em Recursos humanos saem ganhando em muito com a Grafologia. 

  2) Negativo: A ausência de regulamentação no país acaba dando margem para cursos de cunho superficial e/ ou ultrapassado, utilização em casos "adivinhatórios e esotéricos". Adivinhar futuro é coisa de pai de santo e não de Grafólogo, tal prática acaba banalizando ainda mais esta ciência.  Se o futuro Grafólogo procurar bons cursos e estudar bastante acabará elevando em muito a sua profissão/carreira. 

  É interessante saber que em muitos lugares no exterior, o Psicólogo que também é Grafólogo recebe a titulação de Psicografólogo ; existem cursos de Grafologia à título de pós graduação (especialização) e no nosso país ainda existem ceticismo e luta para elevar esta ciência, tão valiosa e tão subjugada. 
_______________________________

Autora: THAÍS GUIMARÃES


  Apaixonada por Recursos Humanos, colunista de sites de Psicologia, Recursos humanos e Grafologia, especialista em técnicas de seleção de pessoal como a Grafologia e a Linguagem corporal. Ministra cursos de Grafologia online e presencial para todo o país. Para maiores informações, clique aqui


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):