Estudo de caso: Análise grafológica da carta deixada por um menino suicida

  

Créditos da imagem: clique aqui

  Uma das psicopatologias mais comuns da atualidade é a depressão. Atinge pessoas de todas as classes sociais, independentemente do gênero sexual,idade,raça, cor...
  A Grafologia é uma excelente ferramenta para diagnóstico da personalidade. Através desta ciência, podemos conhecer a fundo a personalidade de quem escreve.
  Esta semana, viralizou nas redes sociais e principais canais de comunicação, o caso de um menino de apenas 13 anos, que suicidou-se após sofrer longos episódios de bullying no colégio que estudava, nos Estados Unidos. O menino deixou uma carta onde relata episódios de bullying sofridos por ele. (Para conhecer o caso na íntegra clique aqui).
  Realizei a análise grafológica da escrita dele,que segue logo abaixo.

A análise grafológica

  Não é recomendada a análise em folha pautada e sem a assinatura, pois a mesma ficaria superficial/incompleta, mas os traços neste caso são por demais evidentes. Não é a minha intenção fazer "previsão depois do ocorrido". 
  O âmago da Grafologia é a conjugação dos traços, nunca é por demais lembrar que o Grafólogo não faz diagnósticos, exceto se for profissional habilitado para tal. Esta postagem não deve ser utilizada como parâmetro para diagnóstico da depressão através da escrita.       Vou elencar signos gráficos ligados aos estados depressivos; por mais que você os encontre em sua escrita, JAMAIS deverá fazer o "autodiagnóstico" ou o diagnóstico de outrem, pois, repito, não se faz diagnóstico através da escrita, e a análise jamais deverá fugir do contexto gráfico.


Créditos da imagem: clique aqui


   Sinalizei alguns signos gráficos com círculos e setas na carta deixada pelo menino que estão intimamente ligados à estados depressivos. A cada signo gráfico, irei abordar apenas os dados contextualizados (ligados à depressão), logo, o significado está sendo específico, não abordarei o significado global dos signos.

1) Dimensão decrescente: As letras diminuem de tamanho progressivamente na palavra. Sinal clássico de depressão, fadiga, cansaço. Pouca energia para enfrentar os obstáculos. Tendência a ceder diante das pressões.Emotividade e sensibilidade. Esta interpretação só pode ser considerada se houver signos ligados à depressão, na ausência de traços correlatos,a  interpretação da dimensão decrescente é extremamente positiva.

2) Imbricadas descendentes: Apenas as letras finais da palavra caem, permanecendo todo o restante na direção normal. A imbricada descendente é um forte sinal de luta contra o desânimo. Fadiga, tristeza, pessimismo, pouca energia, obstinação sombria. 

3) Hastes com curva à esquerda: Sinal de negativismo, volta ao passado, conflitos internos. Muitos Grafólogos interpretam as hastes curvas à esquerda como sinal de tendências suicidas, o que posso confirmar com a minha experiência grafológica.

4) Barras descendentes: Nos signos livres como a letra T e I, é bastante perceptível as quedas nas barras: signo de insegurança, pouca energia, autocrítica. 

5) Barra da letra T baixa: A barra é traçada próxima à base da letra T: signo de insegurança, baixa auto estima, pouca energia.

6) Ângulos: Traços pontiagudos: Indicam tensão. 

7) Inclinação desigual: A inclinação não é regular. Indício de variação de humor, conflitos internos, angústia, insegurança, necessidade de aprovação, emotividade.

8) Perna final da letra A na zona inferior: Fadiga, cansaço, abatimento, desânimo.

9) Quedas nas linhas/palavras: As palavras caem. No caso da escrita feita em folha pautada (não recomendável), as palavras são feitas abaixo da linha. A análise grafológica em folha pautada é superficial, pois não conseguimos analisar com precisão a direção das linhas, porém, no caso da grafia do menino, os traços são por demais evidentes. A direção das linhas nos revela como está o humor do escritor, quando a mesma apresenta quedas, indica cansaço,tristeza... Quando conseguimos observar a queda em folha pautada, é um indício muito grande de depressão, declínio... Pois a tendência é que o escritor escreva em cima da linha. Quando ocorre a queda das palavras em folha pautada, é um sinal de alerta. 

10) Ângulos na base das ovais: A base das ovais apresentam pontas. Signo clássico de ressentimento, apego ao passado.

11) Ordem suja: Quando a distribuição do texto é composta por manchas, borrões ou rasuras. Dentro do contexto desta escrita, indica que o escritor passou ou passa por sérios problemas: conflitos interpessoais, traumas, desordem na vida de um modo geral. 

Conclusão:

  Como dito anteriormente, o âmago da grafoanálise é a conjugação dos traços. Neste caso, a relação entre eles é espantosa. O signos ligados à depressão são quantitativos e qualitativos. Se a carta tivesse sido escrita em folha em branco, certamente conseguiríamos identificar outros inúmeros traços ligados à depressão. 
  Outro ponto de destaque é o bullying, um problema presente no cotidiano de várias crianças e adolescentes, que infelizmente não têm as suas reclamações atendidas.
  A saúde mental precisa ser levada mais a sério, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. A cultura das pessoas de um modo geral é de não cuidar do seu "mundo interno", são céticas com relação ao auxílio psicoterapêutico. Vários fatores internos e externos ao sujeito podem provocar psicopatologias, entre elas a depressão. Devemos levar mais a sério a prática do bullying e a possibilidade de psicopatologias. 
 Para finalizar, gostaria de frisar a fidedignidade da Grafologia, que a cada dia vem ganhando mais adeptos em todo o mundo, possibilitando o conhecimento profundo da personalidade através da escrita.
________________________________________________________

Autora: Thaís Guimarães - Grafóloga. 





  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):