O uso da Grafologia nos processos seletivos

  


Imagem: Google

  Não é novidade para ninguém que apenas os Psicólogos registrados no conselho (CFP) podem aplicar testes psicológicos, tampouco nem todos os analistas de seleção de pessoal são Psicólogos. 
  A Grafologia, ciência que estuda o comportamento das pessoas através da escrita deu margem à criação de vários testes psicológicos, entre eles o teste palográfico (popularmente conhecido como o teste de riscar vários pauzinhos à lápis numa folha sem pauta), que não passa da Grafologia em sua forma mais primária; o teste da árvore e o HTP (comumente aplicado à crianças). 
  A ciência grafológica é reconhecida internacionalmente,inclusive é ministrada a título de pós graduação em renomadas faculdades européias por exemplo. 
  No Brasil, a utilização da Grafologia cresce a passos largos na área de Recursos humanos, principalmente na seleção de pessoal, sendo de grande valia em entrevistas por competências, onde, o selecionador, pode, através da grafoanálise, verificar se o candidato possui as competências requeridas pelo cargo.
  Contudo, a ignorância, o preconceito, a ausência de regulamentação, a superstição e o ceticismo ainda dominam grande parte das respostas da sociedade brasileira à Grafologia.
 O Grafólogo mal preparado não somente prejudica a sua carreira, mas também a alheia, uma vez que emitem perfis grafológicos não compatíveis com a realidade do analisado, tornando falho os processos seletivos e deslustrando assim a validade da Grafologia. 
  Os estudiosos em Grafologia estão seguros de um fato: NÃO EXISTE TESTE PSICOLÓGICO NA ATUALIDADE que supere a Grafologia. Para obter a quantidade e a qualidade de informações obtidas através da Grafologia, é necessária a realização de inúmeros testes psicológicos, ou seja, a Grafologia corresponde à junção de vários testes psicológicos, pois os mesmos são mais objetivos e a Grafologia certamente é generalista. 


Seleção por competências através da Grafologia:

Em inúmeras organizações do Brasil e do mundo, está presente o Grafólogo, especialmente nos processos de recrutamento e seleção de pessoal.
  Muitas empresas como Citibank, Coca-cola, Ford, General eletric, Firestone, Nestlé, Renault, Pegeout, Toyota etc, utilizam a Grafologia em seus processos seletivos. (Camargo, 1999)
  O Grafólogo é o profissional que estuda a personalidade através da escrita. Por intermédio da Grafologia, o selecionador conhecerá as habilidades e competências do candidato. O Analista poderá conhecer os pontos positivos e de melhoria do candidato, o modus operandi, o tipo de inteligência, qual a visão que o indivíduo tem de si mesmo, a energia física, os medos, receios e complexos. O estado emocional. A aptidão; a produtividade; sua moral. A forma em que o indivíduo se relaciona; o grau de extroversão entre outros inúmeros dados.O quadro logo abaixo, mostra alguns dos dados que podem ser obtidos.



Créditos na imagem

O profissional ou estudante de Recursos humanos, Psicologia ou áreas afins poderá valer-se da Grafologia se fizer cursos de boa qualidade. O que falta no mercado brasileiro grafológico são bons Grafólogos, tanto para ensinar quanto para atuar no mundo corporativo e nas demais áreas (orientação conjugal, vocacional, criminal, ...) 
________________________________

AUTORA: Thaís Guimarães

Apaixonada por Recursos Humanos, pela alma humana e suas formas de expressão. Colunista de sites de Recursos humanos, Psicologia e Grafologia. Especialista em técnicas de seleção de pessoal como a Grafologia e a Linguagem corporal. Ministra cursos de Grafologia nas modalidades online e presencial para todo o país. Para maiores informações, clique aqui
O blog foi criado com o intuito de levar ao leitor o conhecimento fidedigno sobre os temas abordados, procurando desmistificar a Grafologia, uma ciência tão valiosa e tão subjugada em nosso país.
Site: Clique aqui
WhatsApp: (31) 9 9376-0515


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TESTE DO CUBO: Saiba mais sobre você !

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

Rol de visitantes (exceto pelo celular):