Avaliação grafológica por competências: Qual candidato é o mais convencional e submisso ? E o mais autoritário ?
A Grafologia é a ciência que estuda o comportamento das pessoas através da escrita. É reconhecida em vários países estrangeiros, sendo ministrada a título de pós-graduação. No Brasil existem cursos livres a respeito. Sua aplicação é ampla, estando concentrada principalmente na área de Recursos humanos, mais precisamente na seleção de pessoal. Uma das vantagens de utilizar a Grafologia é que o Grafólogo não precisa ser Psicólogo, embora muitos Psicólogos façam uso desta ferramenta, no entanto, nem todo profissional de RH é Psicólogo, muito menos deseja ser.
A Grafologia pode auxiliar o selecionador a filtrar os candidatos por competências. O Grafólogo bem preparado consegue identificar diversas competências através da escrita.
Nesta postagem irei abordar o autoritarismo, a submissão e o convencionalismo através da escrita.
NOTA: A análise grafológica corresponde à junção de vários testes psicológicos, ou seja, a amplitude de informações obtidas é gigantesca. Portanto, a análise feita nesta postagem é ampla, minuciosa e rica em informações precisas. Evite traçar o perfil psicológico apenas com as informações contidas nesta postagem, pois a precisão será atenuada e o perfil será incompleto. Jamais devemos interpretar a personalidade do analisado baseando-se em poucas informações grafológicas.
Escrita 1:
![]() |
- A forma da escrita é caligráfica, ou seja, o escritor reproduz o padrão escolar. Muitas pessoas mudam totalmente a sua escrita ao longo dos anos. Esta mudança se deve ao fato do escritor ter passado por evoluções, tanto físicas quanto mentais. Quando esta escrita é do adulto, pode indicar pouca maturidade.
Interpretação:
De um modo geral, segundo Camargo, o indivíduo defende o tradicional, não vê necessidade de mudanças a curto prazo, acha que o já estabelecido é suficiente e no máximo quer vê-lo aperfeiçoado. Opõe-se a qualquer mudança radical. Convencionalismo, dificuldade de evolução. Falta de imaginação. Conformismo. Adepto as rotinas do cotidiano, evita de todas maneiras mudanças pois não gosta de surpresas. Monótono e primário em seus juízos mais elementares. Inaptidão para tarefas que exijam grande criatividade e iniciativa. O escritor é disciplinado, submisso, pontual e organizado. Grande potencial para tarefas operacionais.
- Outro traço que chama bastante a atenção na escrita é a predominância de traços curvilíneos,que na Grafologia é chamado de escrita redonda.
Interpretação:
A curva está ligada à mulher, sendo as curvas na escrita indício de sensualidade e feminilidade. Quando as curvas são encontradas na escrita de homens, podem indicar 'anima'. As curvas indicam calma e passividade. O escritor tende a ceder para evitar conflitos e preservar a sua estabilidade. Simpatia no trato com os demais. Altruísmo. Sensibilidade. Quando o escritor é contrariado tende a não se manifestar, prefere guardar a contrariedade para si a fim de evitar conflitos e fluir melhor no meio em que transita.
- Os traços da escrita são proporcionais, o que chamamos na Grafologia de traços harmoniosos.
Interpretação:
Humildade, objetividade, equilíbrio.
Escrita 2:
- Ao contrário da escrita anterior,não existem traços proporcionais. É bastante perceptível a presença de traços vistosos e exagerados. As hastes da escrita (parte superior das letras) apresentam tamanho exagerado.
Interpretação:
Criatividade. Intelectualidade. Misticismo. Fantasia. Criatividade. Exaltação, egocentrismo e narcisismo. Ambições desmedidas. Autoritarismo. Impositivo, Intransigente. Existe a dificuldade em trabalhar em grupo, pois o escritor normalmente não concede muito valor às contribuições alheias pois confia bastante no seu potencial. Facilidade para irritar-se. Dificuldade em aceitar as opiniões dos demais. Pouca capacidade de delegar tarefas. Centralizador.
- A continuidade da escrita é combinada (ou seja, parte de uma letra dá origem a outra, através de enlaces originais, rápidos e precisos).
Interpretação:
Ao contrário da escrita caligráfica analisada no início da postagem, o escritor não reproduz o modelo escolar, simplifica a escrita, elimina traços desnecessários sem que a mesma perca a legibilidade, o que denota alto nível intelectual. Capacidade de assimilação rápida e precisa. Criatividade. Pouco apego ao convencional. Facilidade em expressar-se. Espírito de síntese. Praticidade. Objetividade. Evolução mental. Originalidade.
- Presença de triângulos (na letra T de 'resulTado') e ângulos (traços pontiagudos vistos nas letras 'r' da escrita acima).
Interpretação:
O ângulo e o triângulo indicam repressão, autoritarismo, espírito combativo e liderança por imposição. Tensão. Intransigência. Impaciência. Senso de dever. Energia.
Conclusão:
Não existe escrita perfeita, se existissem certamente não seriam produzidas pelos seres humanos. Em ambas as análises percebemos traços favoráveis e desfavoráveis. O que posso afirmar é que existem "escritas que mais se adequam à determinado cargo", ou seja, não há certo ou errado, mas sim compatibilidade ou não com determinado posto de trabalho.
NOTA: Esta análise não está completa. A Grafologia fornece informações mais amplas. Fui o mais objetiva possível ;)
Agradeço a atenção do leitor e até breve !
Thaís Guimarães - Grafóloga



Comentários
Postar um comentário