11 passos para uma vida mais leve

Imagem: Pixabay 


   Para viver uma vida mais leve, não há uma receita mágica. Você tem que buscar o que lhe trás equilíbrio e bem-estar emocional. As técnicas de auto-ajuda podem ser pouco eficazes para alguns, porém pode ajudar muitas pessoas, e espero que você esteja no meio das pessoas que serão beneficiadas ao ler esta postagem. 
  Vivemos em busca de paz e equilíbrio, em um mundo onde o dinamismo nos invade. Estamos com uma mão na colher para alimentar-nos e a outra mão no teclado de um computador ou do celular. Não temos muito tempo para contemplar o nosso mundo interior (nossa mente), pois estamos sempre tomados pelas redes sociais, pelas obrigações diárias... 
   Ainda existem os relacionamentos com os familiares, com o cônjuge e com os colegas de trabalho que podem ser conflituosos. Talvez você tenha acumulado o negativismo na sua trajetória de vida.  Pode ser que há muito tempo você tenha parado de investir naquilo que te faz bem; pode ser que tenha parado de entrar em contato consigo para ouvir e compreender a sua alma... Pode ser que há muito tempo que você não tira um tempo só para você, para se cuidar, para se amar e para permitir ser amado (a). 
 Tudo isso pode nos trazer muita saturação e afastar a leveza dos nossos dias. Por isto, logo abaixo, listo 11 passos para uma vida mais leve. 

1) Se afaste de pessoas descompromissadas, negativas e corrosivas: os reclamões, os anti-éticos, os irresponsáveis e sanguessugas... 

2) Faça as pazes com o seu passado, aceite o novo: um novo amor, uma mudança no trabalho ou até mesmo de cidade.

3) Cultive a vaidade saudável; procure se afastar ao máximo da cultura da beleza imposta pela sociedade - Tal "cultura" pode gerar autodepreciação e descontentamento consigo mesmo, te empurrando a focar nos "defeitos" condicionados pela sociedade, fazendo com que você busque incessantemente se encaixar nos padrões estéticos. Tudo isso causa ansiedade e angústia se não for bem trabalhado pelo indivíduo. 

4) Seja grato - foque nas coisas boas. Alguns pessimistas creem que não tem nada que eles possam ser gratos. Tudo isso não passa de uma visão deturpada e negativista. "Quem procura acha", então, faça uma análise crítica e racional da sua vida e terá muitos motivos para agradecer (inclusive agradecerá por alguns infortúnios que te levaram para caminhos mais promissores).  

5) Cultive a humildade - A arrogância trás mal estar nos relacionamentos e priva o arrogante de fluir melhor no trato com as pessoas, logo, impede o seu próprio desenvolvimento e os das demais pessoas. Não seja uma toxina para você e para as pessoas com as quais convive. 

6) Seja transparente - honre seus compromissos; seja leal; se afaste da mentira, pois ela sufoca, perturba; canaliza toda a sua energia para não ser descoberto, e essa energia poderia ser usada para fins promissores. A mentira tira a leveza das relações. 

7) Cultive bons pensamentos - item essencial e indispensável para a promoção da sua saúde mental.

8) Evite brigas, tudo passa e o motivo pode ser banal e trazer sérias consequências. 

9) Tente não controlar as pessoas - cada ser é singular, tem uma história, criação e bagagem de vida únicas, e vê o mundo de forma diferente da sua. Ao fazer as pessoas se curvarem à sua vontade, quem precisa de mudanças é você ! 

10) Entre em contato com a natureza - no mundo tecnológico, observar as dádivas naturais é cada vez mais raro. Um privilégio restrito e bastante benéfico. 

11) Jamais deixe de aprender- ao obter conhecimento constante, a sua visão se amplia, você aprimora a capacidade de ver uma situação difícil por um ângulo favorável. O mundo fica mais intenso e faz mais sentido quando o conhecimento é o seu aliado. 

Vamos fazer uma faxina mental? Eliminar coisas e pessoas que tiraram o brilho dos seus dias? Este é um movimento saudável que só você pode fazer para o seu próprio bem-estar ! 

Autoria: Thaís Guimarães 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):