Como o RH pode despertar a criatividade nos colaboradores ?

  


Imagem: Google

  RH, no entendimento de Chiavenato (2009), deve criar uma estrutura para fomentar a criatividade na organização, possibilitando um ambiente propício para as pessoas por meio das seguintes ações:


  1. Implantar e incentivar programa de sugestões
  2.  Desenvolver grupos de geração de ideias (brainstorming)
  3. Criar oficinas de criação ou de gerenciamento de conceitos
  4. Desenvolver círculo de qualidade e criatividade
  5. Elaborar programas de treinamento em criatividade
  6. Implantar programa de melhoria contínua e incremento da inovação
  7.  Fazer pesquisa e desenvolvimento de ideias com as pessoas
  8. Criar sessões criativas regulares
  9. Desenvolver pessoas que atuem como facilitadores da criatividade
Desenvolvendo a aceitação da mudança – as pessoas precisam acreditar que a mudança traz benefícios.

Encoraje novas ideias – os gestores da organização devem assumir, em discursos e ações, que são abertos às novas ideias e abordagens.

Permita maior integração – propiciar um clima que facilite a interação dos funcionários com o seu grupo de trabalho e a organização como um todo, incentivando a troca de informações, o fluxo de ideias e novas perspectivas na resolução de problemas.

Tolere erros – os gestores devem assumir que tempo e recursos devem ser investidos na experimentação de novas ideias e, às vezes, não trazem a solução ou os resultados esperados.

Defina objetivos claros e dê liberdade para alcançá-los – as pessoas devem ter propósito e direção para sua criatividade e os gestores de linha devem apontar e estabelecer limites de tempo e custo razoáveis para serem investidos no comportamento criativo.

Agora que a empresa, por meio da área de RH, estabeleceu uma estruturação que permite o desenvolvimento da criatividade das pessoas e incentivou as pessoas a serem criativas, torna-se imprescindível que esse processo de criação seja transformado em INOVAÇÕES organizacionais, capaz de atender a demanda imposta pelas mudanças tecnológicas, econômicas políticas e sociais que caracterizam o mundo atual.

Como vimos, segundo Chiavenato (2009), estamos na era da aprendizagem organizacional e estudamos que para que esse processo ocorra é necessário que dois eixos principais – criatividade e inovação – sejam alavancados pela organização.

Atendidos e desenvolvidos esses aspectos, a organização está preparada para aprender e, na visão de Senge (2009), as pessoas são o principal meio de alavancagem nos processos de mudança. Para tanto, cabe à organização, por meio da área de RH, fomentar o desenvolvimento

Ressaltamos que a aprendizagem organizacional é um processo contínuo e como tal, dever ser pensada e desenvolvida. Assim, impõe muitas vezes a necessidade de estabelecer um processo de mudança organizacional.

O RH de hoje precisa estar intimamente ligado à estratégia organizacional, de forma a apoiar as ações que serão implantadas para o alcance dos objetivos e metas definidos pela organização.


 O grande desafio da área de RH é o de alinhar a gestão de pessoas ao planejamento estratégico da organização, na busca pelos resultados desejados.


Fonte: Unesa

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