Primeiro de Abril, dia da mentira. Uma data conhecida por todos e atribuída ao gênero masculino, que até então representava os traidores... Sabe-se que é um ledo engano, pois na libertinagem em que vivemos, as mulheres traem tanto quanto os homens. E falando em mentira, nesta data não poderíamos deixar de falar da Linguagem corporal, uma das mais expressivas formas de comunicação humana, que nos permite identificar inclusive indícios de mentira. Mas como ?
      O nosso corpo também "fala", quando verbalizamos ou não,e é por meio deste tipo de comunicação não verbal, que podemos detectar a possibilidade de alguém estar mentindo.
      A análise de Linguagem corporal é utilizada por diversos profissionais: analistas de seleção de pessoal par conferir maior índice de acerto ao processo seletivo, por oradores para melhorar a performance das suas apresentações, por vendedores: para compreender melhor o seu cliente e assim ampliar as suas vendas,conduzindo-as da melhor forma possível, por pessoas "comuns", para compreenderem as pessoas com as quais se relacionam,melhorarem as suas relações e até mesmo conquistarem relacionamentos através das técnicas de Linguagem corporal. 
     Os políticos em especial, são os mais treinados em Linguagem corporal, todavia jamais chegarão ao "100%", pois, os gestos em sua maioria são feitos de forma involuntária (inconsciente), logo,mesmo sendo treinado por um longo tempo, o indivíduo jamais irá conseguir "controlar" os seus gestos na totalidade e a sua realidade interior será expressa por meio deles.
    A Linguagem corporal também é utilizada em interrogatórios, para avaliar as intenções e a possibilidade do réu estar faltando com a verdade.
    Bom, agora que você já sabe o que é Linguagem corporal e as principais áreas de aplicação, vamos conhecer alguns indícios de mentira por meio da Linguagem corporal:

Conheça ALGUNS indícios de mentira por meio da Linguagem corporal


Imagem: Google

1) Esconder as mãos no bolso 
    Pode indicar que a pessoa está a esconder/omitir alguma coisa. Deve ser evitado se o desejo é mostrar sinceridade.
    Ao invés de colocar as mãos nos bolsos, deve-se falar mostrando as palmas. Gesto clássico de sinceridade e confiança

2) Distanciar-se do interlocutor 

   Gesto clássico de fuga. Dependendo do contexto, quando alguém fala e se distancia do interlocutor, pode indicar falta de confiança no que está dizendo

3) Os gestos não possuem congruência com o que está sendo verbalizado

  Imagine o sujeito dizer que está muito triste ou com nojo e estar rindo ? (Nem sempre ocorrerá de forma tão "nítida" conforme o exemplo citado). Discrepância total. Fique atento.
  Um exemplo clássico de falta de congruência entre o corporal e o verbal ocorre quando uma pessoa verbaliza "sim" mas a cabeça sinaliza que "não"

4) Tapar a boca

  Uma forma inconsciente de evitar que a "mentira seja dita" ou até mesmo de "conter o mentiroso".

5) Tapar a orelha ou os olhos

  Tapar a orelha (as orelhas) ou os olhos, leva a mesma gênese do item anterior: "evitar ouvir/ver a mentira que está sendo dita".

6) Auto-toque

   Quando o mentiroso está em plena ação, pode ocorrer dele tocar no próprio corpo (p.ex. na face, nas orelhas, na boca, etc.). Esses gestos de auto-toque indicam que o indíviduo está passando por um momento grande de desconforto/ansiedade/nervosismo. São ótimos indicativos de que o a gente pode estar mentindo.

7) Estirão de ombro

  Um ombro se eleva. Pode configurar indício de incerteza e junto aos gestos ligados à mentira pode indicar que o sujeito está faltando com a verdade. 


Lembre-se: Por mais valiosa que seja a Linguagem corporal, jamais podemos afirmar na totalidade que o indivíduo está mentindo. Conhecer linguagem corporal não torna ninguém um detector de mentiras ambulante. Os gestos devem ser contextualizados para conferir o maior índice de precisão possível e se faz necessário o conhecimento da Linguagem corporal na sua totalidade, não somente o que concerne à mentira.
______________________________________

Seus gestos dizem o que você não verbalizou.Cerca de 55% da nossa comunicação é não verbal !
Você sabe interpretar os gestos e micro expressões faciais das pessoas em uma conversa ?
Qual a mensagem que o entrevistado ou até mesmo o analista de seleção envia através da sua expressão facial ? Concorda ? Diverge ? Mente ?
Através da análise das micro expressões, gestos e afins, é possível interpretar o que não foi "dito verbalmente" e assim, conduzir com mais assertividade o processo de seleção !
Quer conhecer o universo da Linguagem corporal ? Então participe do nosso curso em Belo horizonte. Saiba mais em http://bit.ly/NaoVerbal2019


Por Thaís Guimarães e Damis Nemitz (Especialista em Linguagem corporal).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):