Ferramentas para usar na gestão de recursos humanos


Fonte: Coalize

Administrar um setor nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente, um segmento de tanta responsabilidade como o RH. É necessário manter tudo organizado, pessoal motivado e ter os documentos atualizados de acordo com as leis.

O sucesso da sua empresa depende de uma boa gestão de recursos humanos por diversos motivos, mas o principal, podemos afirmar que é o fato de que esse setor lida, diretamente, com o capital mais importante da organização: o humano!

Desse modo, vale investir em uma gestão de qualidade, que utilize as ferramentas adequadas para aumentar a eficiência e produtividade dos processos, além de manter os colaboradores motivados e inspirados.

Veja a seguir, as melhores ferramentas para aplicar na gestão de RH.

Planejamento Estratégico

É imprescindível, para qualquer gestão, ter um bom planejamento, tanto a longo, quanto a curto prazo. Saber onde quer chegar, ainda é uma das melhores estratégia para obter sucesso.

Pensando a longo prazo, crie um plano de ação detalhado para o segmento com objetivos claros e datas específicas. A curto prazo, organize o trabalho diário da equipe, com metas menores: diárias, semanais e mensais.

Indicadores de Performance
Uma organização depende diretamente das pessoas, sem elas, nada é possível, mas o sucesso da empresa é medido por números, por essa razão, na sua gestão, não pode faltar os Indicadores de performance.

Mensure os resultados do seu setor, para saber, de modo aprofundado, em que caminho estão seguindo e, de acordo com isso, quais decisões devem ser tomadas. Um bom líder, sempre se baseia em números e nunca em apenas suas percepções ou achismos.

O RH pode analisar indicadores como: satisfação dos funcionários; taxa de rotatividade; custo de pessoal sobre a receita bruta; proporção de RH por colaborador; Índice de produtividade e qualidade;  e etc.

Software de Gestão

Uma das melhores ferramentas na gestão de RH é um bom software com armazenamento em nuvem. Isso facilitará os processos diários, proporcionando acesso em qualquer lugar ou hora.

O que irá otimizar o trabalho, dando a sua equipe tempo para ser mais eficiente e produtiva. Com tantas responsabilidades, ter que passar muito tempo fazendo planilhas e controles manualmente pode ser um atraso para seu setor.

Além disso, um software ajudará na mensuração dos indicadores de desempenho, citados acima, pois, pessoas geram resultados, e eles precisam ser medidos!

Dessa forma, busque um sistema de avaliação de desempenho inteligente que tenha gestão de desempenho, faça controles e otimize as tarefas operacionais, como banco de horas e folha de pagamento.

Quadro de Gestão à vista

Muitos gestores já mensuram os resultados, contudo, não sabem que devem mostrá-los a equipe. Para tudo que vamos fazer, precisamos de metas e de um “termômetro” que nos indique como estamos indo em relação ao objetivo.

Os atletas, por exemplo, utilizam um cronômetro, durante os treinos, para melhorar suas performances. Como poderiam saber que precisam ir mais rápido, sem o cronômetro? Apenas no dia do campeonato, quando não alcançasse o primeiro lugar!

Por isso, é imprescindível que os resultados estejam à vista da sua equipe, para que saibam se estão indo conforme a meta ou se precisam melhorar seu desempenho.

Política de Reconhecimento

O setor de RH é responsável, também, pela motivação dos funcionários, e um programa de reconhecimento é uma forma de motivar e inspirar os colaboradores, tornando o clima do ambiente mais agradável e, claro, mais produtivo.

Para isso, dê feedbacks privados e públicos, disponibilize cursos e treinamentos, invista em um pacote de benefícios, dê recompensas, e etc.

    Com essas ferramentas, a sua gestão de RH elevará o setor para um nível
de alta performance em produtividade e qualidade. Se você ainda não utiliza alguma delas, comece a aplicá-la hoje mesmo!


 Fonte: Coalize

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a minha letra muda tanto ? Grafóloga responde

A letra T na Grafologia

As sobrancelhas na Linguagem corporal

Rol de visitantes (exceto pelo celular):